A amamentação afetará meus implantes mamários?
Não é segredo que a gravidez afeta seu corpo. Se você é uma das mulheres brasileiras que planejam passar por um aumento mamário este ano, então você provavelmente está se perguntando se a gravidez e a amamentação após a cirurgia são possíveis. A resposta é sim – certamente é possível.
Esperar até depois de terminar de ter filhos para fazer uma cirurgia de aumento, levantamento das mama ou redução das mamas, muitas vezes é a melhor maneira de evitar novos ajustes ou procedimentos de revisão, pois seu tecido mamário será inevitavelmente afetado pela amamentação e pela gravidez. Mas, em última análise, não há como dizer com certeza exatamente como a gravidez afetará seus implantes.
Quais efeitos a gravidez, o parto e a amamentação têm nos implantes mamários?
Durante a gravidez, o parto e a amamentação, seus seios provavelmente incharam, esticaram e se infiltraram mais vezes do que você pensa. Mesmo depois de dar à luz ou terminar o desmame, você pode notar que seus seios parecem diferentes do que antes, incluindo tamanho, forma e aparência. Essas mudanças são mais perceptíveis após o término da amamentação, mas isso significa que a amamentação é a única culpada? Não exatamente.
Seus seios começam a mudar muito cedo na gravidez. Seus seios continuarão a mudar durante a gravidez devido ao aumento dos hormônios, especialmente estrogênio e progesterona. No início, seus seios vão inchar em preparação para a produção de leite e continuarão a ficar inchados durante a amamentação. Quando o período de amamentação termina, os seios normalmente encolhem para seu tamanho quase original. No entanto, os seios podem então parecer murchos, esticados e flácidos à medida que a pele perde sua elasticidade e pode lutar para contrair completamente em torno de seus seios menores.
A gravidez ou a amamentação afetam os implantes mamários?
A gravidez e a amamentação não afetam a integridade dos próprios implantes, mas podem afetar a aparência estética dos seios. O aumento de mama oferece às mulheres seios mais cheios. No entanto, seus seios podem parecer murchos devido à perda de elasticidade da pele associada à gravidez e à amamentação. O tamanho dos seus implantes mamários, o tamanho dos seus seios antes da cirurgia e a extensão do peso ganho também afetarão o resultado dos seus implantes após a gravidez e a amamentação. Nesta situação, você pode querer fazer mais cirurgias para restaurar o tamanho, a forma e a aparência.
Você pode amamentar com implantes?
A maioria das mulheres pode amamentar facilmente com implantes. Durante a cirurgia de aumento mamária, quer os implantes fiquem sob ou sobre o músculo, eles não interferem nos dutos mamários ou nas glândulas mamárias das quais o leite é excretado. Portanto, não afeta a qualidade do seu leite ou a capacidade de amamentar. Embora seja possível amamentar após um levantamento e redução de mama, sua capacidade de produzir leite pode ser comprometida. Uma redução mamária é mais invasiva do que um levantamento mamário, pois remove quantidades significativas de tecido glandular. Muitas pacientes com cirurgia de elevação e redução de mama são capazes de amamentar sem problemas, mas há um risco aumentado de que a amamentação possa ser afetada.
É seguro amamentar com implantes?
Com certeza. Não há evidências que comprovem que os implantes representem um risco maior para a criança ou a mãe que amamenta durante a amamentação com um implante intacto ou rompido.
É muito improvável que seu bebê possa morder, rasgar ou danificar seus implantes durante a amamentação e a pressão de seus seios aumentados, normalmente não fará com que eles se rompam.
Se seus implantes estourar durante a amamentação, não há evidências de toxicidade associada a implantes de gel de silicone. O gel em um implante de silicone é altamente coeso e estável. Isso significa que, se rasgasse ou estourasse, o gel de silicone se aglomeraria em vez de invadir o corpo.
Portanto, seu leite materno não seria afetado ao amamentar.
Mas há uma preocupação. As mulheres que foram submetidas ao aumento mamário devem ter muito cuidado com a infecção mamária, a mastite, que é uma condição inflamatória aguda comumente experimentada em mães que amamentam. A mastite aumenta o risco de contratura capsular, que ocorre quando o tecido cicatricial se aperta excessivamente ao redor do implante. Isso pode ser muito doloroso e, em casos graves, exigirá que seus implantes sejam removidos. Embora você possa estar se sentindo desconfortável, a mastite e a contratura capsular afetam exclusivamente seus implantes e certamente não afetarão a saúde do seu bebê.
Você deve esperar até terminar de ter filhos para fazer implantes?
Não há como dizer com certeza exatamente como a gravidez afetará seus implantes. Portanto, em consulta com seu cirurgião, você deve avaliar os riscos e possibilidades de cada escolha.
Se você ainda não tem implantes mamários e está pensando em engravidar em breve, então seria aconselhável esperar até depois do parto para se submeter a uma cirurgia de implante mamário. Isso reduz o risco de ter que passar por outras cirurgias para atingir seus objetivos estéticos.
Se você está grávida e já tem implantes, não há preocupações médicas que devam preocupá-lo. Como a gravidez não afeta a integridade dos implantes, você pode se concentrar em ter uma gravidez segura e saudável antes de corrigir os possíveis problemas estéticos que possam surgir. Apenas esteja preparada para a possibilidade de cirurgia adicional ou corretiva para restaurar seus seios – e os custos adicionais associados a isso.
Em Resumo
Desde essencialmente carregar uma bola de boliche pressionando contra seus órgãos internos, até as intensas flutuações de peso, pele sobre esticada, seios inchados e depois esvaziados – gravidez, amamentação e desmame podem ser cruéis para o corpo de uma mulher. Essas mudanças dramáticas muitas vezes deixam as mulheres se perguntando: ‘Ter filhos vai arruinar meus implantes mamários’? A resposta simples é talvez. Depende do que você define por ruína.
É improvável que ter implantes mamários comprometa a saúde de você ou do seu bebê. Após três décadas de pesquisa, não há evidências de que os implantes causem complicações médicas associadas à gravidez ou à amamentação. No entanto, engravidar após o aumento da mama pode comprometer os resultados alcançados durante a cirurgia inicial.
Você deve apenas estar preparado para a possibilidade de cirurgia adicional ou corretiva para restaurar seus seios depois. Se você quiser saber mais informações sobre como a gravidez, a amamentação e o desmame podem afetar seus implantes, agende uma consulta , ligando para nossa clínica no (48) 991795449 ou enviando um e-mail para [email protected]
Nenhum comentário